213

Lote 79 • 1º dia

213

Leilão 65 - Leilão de Arte e Design

Arcângelo Ianelli

São Paulo, 1922 -2009

“Sem título”.

Óleo s/ tela
Ass. Inf. esquerdo
Apresenta restauro para manutenção e cuidado da pintura.

"A obra madura de Ianelli - que se define plenamente a partir do momento em que ele controla os últimos traços de abstracionismo informal, por volta de 1970 - se poderia remeter às eternas fórmulas gregas de ritmo, medida, proporção, unidade, harmonia."
( Olívio Tavares de Araújo)

Arcangelo Ianelli inicia-se no desenho como autodidata, e se considera autodidata apesar de ter estudado perspectiva na Associação Paulista de Belas Artes em 1940, e ter recebido por pouco tempo as orientações da pintura acadêmica de Colette Pujol (1913-1999), que ministrava um curso particular de pintura, em 1942.
A pintura abstrata e de cores depuradas é o principal símbolo da obra do artista.

Ao longo da sua trajetória o artista passa por diversas fases na sua pintura. Iniciando com o figurativo, depois o não-figurativismo. E a partir de 1970, rompe com as texturas e grafismos, Ianelli nos apresenta à “Abstração Geométrica” empregando principalmente retângulos e quadrados, que se apresentam como planos superpostos.
Em 2002 é homenageado pelo X Salão Paulista de Arte Contemporânea de São Paulo e pelo XXI Salão "Arte Pará", organizado pela Fundação Romulo Maiorana em Belém, Pará.

Suas obras estão em museus no Japão, México, Itália, Canadá e na América Latina, além de constar do acervo das principais instituições brasileiras. Em 2002, comemorou os seus 80 anos com retrospectiva montada pela Pinacoteca do Estado de São Paulo.


75 x 94 cm

para ver
o valor de arremate

Lotes relacionados

Ver todos os 275 lotes »

Ver todos os 275 lotes »