72

Lote 70 • 1º dia

72

Leilão 79 - Leilão de Arte

Armando Mattos

Rio de Janeiro, 1957

“A cartomante, o sapo e o escafandrista, 2022”.

Acrílica s/ tela
Ass. verso

O artista Armando Mattos (1957) figura no leilão com a obra "A cartomante, o sapo e o escafandrista" (2022), uma pintura acrílica sobre tela que combina elementos surreais e imaginativos em caracteristico estilo abstracionista. A obra desafia a lógica e convida o espectador a explorar um universo de simbolismo e fantasia.

Sua produção artística é marcada por experimentações e uma abordagem inovadora, explorando temas diversos e combinando elementos figurativos e abstratos para criar uma experiência estética intrigante.

Ao longo de sua carreira, Armando Mattos recebeu reconhecimento por sua contribuição para o cenário artístico contemporâneo. Sua obra foi exposta em mostras nacionais e internacionais, e ele recebeu prêmios importantes, como o Prêmio Fiat e a Bolsa Ivan Serpa da Fundação Nacional de Artes do MinC, em 1986. Suas obras mais recentes foram apresentadas na mostra Novas Aquisições, no MAM/RJ e Rio, Mistérios e Fronteiras, no Musée de Pully, Suíça.

Artista e curador independente Armando Mattos expõe desde o final dos anos 70. Formado em gravura em metal com especialização no Tamarindo Instituto o artista sofreu forte influência de Anna Letícia e Anna Bella Geiger. Na pintura iniciada na EAV Paeque Lage e MAM. RJ as influências cromática e conceituais vem de Aluísio Carvão e Paulo Roberto Leal. A partir dos início dos 80’ recebe vários prêmios integrando várias exposições com destaque para a mostra “Como vai você geração 80?” desenvolvendo a partir daí parceria criativas como artista-curador. Durante os anos 90 ocupa o cargo de Coordenador de Atividades Didáticas do MAM.RJ atuando ainda como curador de mostras institucionais com o acervo da instituição e da Coleção Gilberto Chateaubriand.
Realizou mostras para o CCBB, FIRJAN, FIESP e para diversas unidades SESC RJ. Executou projetos para British Council, Bienal de Cuenca, Bienal de Havana e Bienal del Barrio. Desde 2008 realiza a BAB (Bienal Anual de Búzios) um programa de residência artista inaugurado com o apoio da FUNARTE que edita e publica desde o 2014 a revista babEL Art Mag em sua 15a edição. Armando coordena, atualmente, o Núcleo de Pesquisa do Instituto Cultural Gilberto Chateaubriand e o Centro de Referência Iconográfica e textual Paulo Roberto Leal instalado no MAM.RJ. Sua série de trabalhos mais recentes da série Rabiolas e Broches retomam suas pesquisas com a pintura e o objeto.


104 x 104 cm

para ver
o valor de arremate
100% seguro
Autenticidade atestada
Embalagem caprichada

Lotes relacionados

Ver todos os 107 lotes »

Ver todos os 107 lotes »