157

Lote 16 • 1º dia

157

Leilão 70 - Leilão de Arte

Richard Serra

São Francisco, EUA, 1939

“Clean”.

Gravura
Ass. inf. direito na chapa

Filho de pai espanhol e mãe russa, Serra possui um trabalho minimalista, porém extremamente diverso e versátil, escultor, pintor, gravurista é considerado por muitos críticos como um dos artistas estadunidenses mais importantes do pós-guerra.

Ainda adolescente chegou a trabalhar em uma siderúrgica onde teve seu primeiro contato com a metalurgia. Mais tarde, na década de 1960 passa uma temporada na Europa onde conhece as ideias de desconstrução na arte e o minimalismo. Assim Serra alia suas vivências, criando esculturas de aço, estruturas geométricas de visualidade imponente, limpa e objetiva. Uma das maiores marcas do seu trabalho é a articulação do minimalista nos espaços urbanos, obras que inspiram silêncio, reflexão e por vezes espanto.

A lógica de suas esculturas é transposta pelo artista em suas telas e gravuras, e vice-versa, suas imagens de círculos, linhas restas e quadrados negros revela uma poética grave, objetiva e profunda.

“Obsessão é o que importa. É difícil pensar sem obsessão, e é impossível criar algo sem um fundamento que seja rigoroso, incontestável e, de fato, até certo ponto repetitivo. A repetição é o ritual da obsessão. A repetição é uma forma de alavancar a indecisão do começo. Perseverar e recomeçar é continuar a obsessão pelo trabalho. O trabalho sai do trabalho. Para trabalhar você já deve estar trabalhando”.
—Richard Serra


67 x 58 cm

para ver
o valor de arremate
100% seguro
Autenticidade atestada
Embalagem caprichada

Lotes relacionados

Ver todos os 151 lotes »

Ver todos os 151 lotes »