624

Lote 52 • 1º dia

624

Leilão 73 - Grande Leilão de Arte e Antiguidade

Cia das Índias

Portugal, 1481

Conjunto Serviço dos Pavões,
Peças em porcelana, Família Rosa, pertencente ao Serviço Imperial de D. João VI, composto por 56 pratos rasos, 27 pratos fundo, 5 covilhete, 5 travessas, sendo uma par de travessas maiores e 3 em tamanhos pequena, média e grande, 3 molheiras, 3 saleiros e uma sopeira com presentoir. Centro apresentando dois pavões, sobre um rochedo, cercados de peônias. Borda em flores e arabescos. Sec. XVIII.


Serviço dos Pavões (também conhecido como Serviço dos Dois Pavões, ou, em inglês, Double Peacock Service) é um serviço de jantar real, confeccionado em porcelana de pasta dura, de finíssima qualidade, que foi produzido na China do Imperador Qianlong, sob encomenda, para a Europa, trazido e comercializado pela Companhia das Índias Ocidentais. Estima-se que cerca de vinte mil peças do hoje chamado Serviço dos Pavões tenham sido produzidas entre 1750 e 1795, restando hoje cerca de cinco mil distribuídas por todo o mundo. É considerado um dos mais belos serviços de jantar de exportação.

Em formato oitavado, recortado ou redondo, o prato é de louça (porcelana) branca, encaroçada, decorada com esmaltes nas cores habituais da chamada "família rosa". Na sua borda figuram quatro ramos postos em cruz e a orla rouge de fer, alternada com chamativas estilizações de ramos na cor azul. No campo, observa-se um casal de pavões sobre rochas e um ramo com grandes peônias, separados da borda da peça por um friso flordelisado. Além de pratos de vários tamanhos, é composto por sopeiras de vários tipos, terrinas, molheiras, travessas de vários formatos, manteigueiras, meleiras e tigelas.

Foi utilizado pela Família Real Portuguesa e pela Família Imperial Brasileira tanto no Paço de São Cristóvão como também na Fazenda Imperial de Santa Cruz. É um serviço conhecido como “viajante”, pois foi levado da China a Portugal, e de Portugal para o Brasil, quando D. João VI, ainda príncipe, temendo as guerras napoleônicas, estabeleceu-se no Rio de Janeiro, com sua mãe, D. Maria I.

Os serviços de porcelana chinesa de uso imperial, trazidos para o Brasil por D. João VI, foram dispersos após a proclamação da República, sendo atualmente peças raras, procuradas por colecionadores de todo o mundo.


para ver
o valor de arremate
100% seguro
Autenticidade atestada
Embalagem caprichada

Lotes relacionados

Ver todos os 1220 lotes »

Ver todos os 1220 lotes »