71

Lote 836 • 4º dia

71

Leilão 73 - Grande Leilão de Arte e Antiguidade

“Sem título”.

Tapete da parede turco.

Lote não exposto cod.L5

A produção de tapetes na Turquia é considerada uma das mais antigas tradições artesanais do país, remontando à antiguidade. Os primeiros registros de tapetes na região datam de 7000 a.C. Esses primeiros tapetes eram tecidos simples, feitos de lã e tinham padrões geométricos simples. Ao longo dos séculos, os tapetes turcos evoluíram em termos de técnicas, estilos e designs.

Durante o Império Otomano que a produção de tapetes turcos alcançou seu auge, sendo os pólos de produção cidades como Istambul, Hereke, Usak e Kayseri, que desenvolveram peças feitas à mão, geralmente em teares horizontais, usando uma técnica conhecida como nó turco.

Hoje em dia, a produção de tapetes na Turquia é uma combinação de métodos tradicionais e modernos e os tapetes são exportados para todo o mundo, apreciados por sua qualidade e beleza duradoura. No mercado de arte e decoração, os tapetes turcos são altamente valorizados. Tapetes antigos e de alta qualidade, como os exemplares históricos produzidos durante o Império Otomano, podem alcançar preços exorbitantes em leilões e vendas privadas. A autenticidade, o estado de conservação, a idade, o design e a raridade são fatores que influenciam o valor dessas peças.

Muitos museus e instituições de arte têm coleções dedicadas à arte do tapete turco. Essas coleções exibem tapetes históricos e contemporâneos, permitindo que os visitantes mergulhem na rica herança dessa forma de arte. Alguns dos museus mais renomados com coleções de tapetes turcos incluem o Museu de Arte Islâmica em Doha, no Catar, o Museu de Arte Turca e Islâmica em Istambul, na Turquia, e o Museu de Arte Islâmica em Berlim, na Alemanha.


216 x 166 cm

para ver
o valor de arremate
100% seguro
Autenticidade atestada
Embalagem caprichada

Lotes relacionados

Ver todos os 1220 lotes »

Ver todos os 1220 lotes »